Assemblagem ou samblagem1 é um termo grego que foi trazido à
arte por Jean Dubuffet em 1953.2 O termo é usado para definir colagens com
objetos e materiais tridimensionais. A assemblage é baseada no princípio que
todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando um
novo conjunto sem que esta perca o seu sentido original. É uma junção de
elementos em um conjunto maior, onde sempre é possível identificar que cada
peça é compatível e considerado obra.
Ao se utilizar de diversos materiais como papéis, tecidos,
madeira "colados" a uma tela o artista consegue ultrapassar as
limitações da superfície, rompendo assim o limite da pintura, criando uma
junção da pintura com a escultura.
O princípio que orienta a feitura de assemblages é a
"estética da acumulação": todo e qualquer tipo de material pode ser
incorporado à obra de arte. O trabalho artístico visa romper definitivamente as
fronteiras entre arte e vida cotidiana; ruptura já ensaiada pelo dadaísmo,
sobretudo pelo ready-made de Marcel Duchamp (1887 - 1968) e pelas obras Merz
(1919), de Kurt Schwitters (1887 - 1948). A ideia forte que ancora as
assemblages diz respeito à concepção de que os objetos díspares reunidos na
obra, ainda que produzam um novo conjunto, não perdem o sentido original. Menos
que síntese, trata-se de justaposição de elementos, em que é possível
identificar cada peça no interior do conjunto mais amplo. A referência de
Dubuffet às colagens não é casual. Nas artes visuais, a prática de articulação
de materiais diversos numa só obra leva a esse procedimento técnico específico,
que se incorpora à arte do século XX com o cubismo de Pablo Picasso (1881 -
1973) e Georges Braque (1882 - 1963). Ao abrigar no espaço do quadro elementos
retirados da realidade - pedaços de jornal, papéis de todo tipo, tecidos,
madeiras, objetos etc. -, a colagem liberta o artista de certas limitações da
superfície. A pintura passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o
que pode dificultar o estabelecimento de fronteiras rígidas entre pintura e
escultura. Em 1961, a exposição The art of Assemblage, realizada no Museum of
Modern Art - MoMA de Nova York, reúne não apenas obras de Dubuffet, mas também
as combine paintings de Robert Rauschenberg (1925 - 2008) e a junk sculpture, e
isso leva a pensar que a assemblage como procedimento passe a ser utilizada nas
décadas de 1950 e 1960, na Europa e nos Estados Unidos, por artistas muito
diferentes entre si.
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